Em 2025 o Instituto irá executar um projeto a partir de uma emenda parlamentar. O projeto intitula-se “Travessia com elas - Formação, autonomia e renda para mulheres pescadoras de Itapuã - Viamão/RS”
Emenda: 28620006 - Deputado Federal Elvino Bohn Gass
Valor: 200 mil reais
Para a execução do projeto serão contratadas sete pessoas no valor de 123 mil reais e outros serviços no valor de 77 mil reais.
Acompanhe, participe e fortaleça essa travessia com a gente!
A trajetória do Instituto Travessias se inicia em 2005, quando um grupo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento deram início a projeto denominado “Tecituras”, voltado para a redução de danos no uso de álcool e drogas na região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2008, elaborou e captou recursos para o projeto chamado Usina da Moda Social – vídeo debate Minha vida junto ao movimento LGBTQIAPN+ de Viamão.
Em 2011 o Instituto Travessias desenvolveu um projeto junto à Rede de educação em Cachoeirinha/RS sobre a temática “Sexualidades e violências”.
Entre 2012 e 2017 atuou ativamente na defesa dos direitos humanos e sociais em espaços como fóruns de representação e controle social.
Em 2018 o Instituto promoveu junto às políticas públicas do município de Viamão, rodas de conversa sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher.
Em 2019 esteve vinculado ao projeto Cineart e resistência junto ao Instituto Federal de Viamão. Também participou do mapeamento dos fazedores de cultura de Viamão.
Em 2020 participou da criação do Núcleo de apoio à renda emergencial de Viamão; também promoveu um curso de geração de renda, com a produção de velas na comunidade Jardim Castelinho/Viamão.
Em 2021, como estratégia de enfrentamento à pandemia, o Instituto participou da criação do núcleo de apoio emergencial de Viamão, em parceria com o Sindipetro e Sindfisco. Também em 2021 acompanhou e participou do projeto de compra de equipamentos para grupos de geração de renda produzirem doces e salgados (Viamão); desenvolveu o projeto Oficina de Moda social: design e customização. Com apoio da Amatra e TRT4 e Sintrajuf desenvolveu oficinas de bordado com mulheres no município de Viamão.
No mesmo ano de 2021 também coordenou e participou do Plebiscito Popular sobre as privatizações no RS.
Em 2022 o Instituto Travessias participou da implementação do projeto “Escola de promotores populares de saúde” em Viamão.
Em 2023 e 2024, o Instituto participou da implementação do projeto PAA (Governo Federal/CONAB) junto às cooperativas COMAFIT, NOSSA TERRA E COOPERAV, com assistência a 250 famílias de diferentes bairros de Viamão, entregando cestas com alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar.
Em 2024 participou do projeto Ajuda Humanitária (FBB) junto as comunidades dos bairros Humaitá, Sarandi e Vila Santo André em Porto Alegre.
Entre 2024 e 2025, o Instituto participou da implementação do projeto “Cozinhas solidárias” em parceria com o MDS e CONAB, vinculado à cooperativas, fazendo a logística de entregas de alimentação orgânica para várias comunidades de Viamão.